Bolo de chocolate amargo com beterraba e café

Oi, Gente!

Depois de um tempinho sem atualizações por aqui… Resolvi retornar presenteando vocês com uma receita que eu acho simplesmente fantástica! É um bolo de chocolate molhadinho, que tem um ingrediente bem inusitado: beterraba. E acredite, ela combina super bem com o conjunto da obra! Café e chocolate, nem precisa dizer que super combina, né?! 😀

para bolo

Bolo de chocolate amargo com beterraba e café

IMG_20150722_225718

Ingredientes:

  • 1 beterraba lavada e descascada
  • 100g de chocolate amargo picado (usei um da Hershey’s que é 60% cacau, e não causa tanta estranheza aos paladares pouco acostumados com o amarguinho bom do chocolate 70%, 80%, …)
  • 40mL de café
  • 100g de manteiga
  • 1 xícara de chá (rasa) de farinha (usei farinha de aveia)
  • 3 col. sopa de cacau em pó
  • 1 col. chá de fermento em pó
  • 3 ovos pequenos (separando as gemas da clara)
  • 3/4 xícara de chá de açúcar (mascavo, demerara ou de coco)

Modo de preparo:

Cozinhe a beterraba até que ela fique macia. Processe até que ela vire um purê (eu gosto de usar um miniprocessador pra isso, mas pode ser liquidificador, garfo, o que você preferir!).

Derreta o chocolate. Em seguida adicione a manteiga e o café e misture bem (se a manteiga estiver gelada e durinha, vale a pena dar uma leve derretida nela antes de adicionar ao chocolate).

Adicione as gemas e o purê da beterraba e mexa bem.

Em uma vasilha separada, misture todos  os ingredientes secos.

Em outra vasilha, bata as claras em neve. Quando já estiverem no ponto de neve, adicione o açúcar e mexa delicadamente. Adicione esse “marshmallow” à mistura de chocolate e mexa bem. Por fim, adicione os ingredientes secos e misture até homogeneizar.

Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada (com cacau, pra não deixar a massa branca) ou em uma forma de silicone e leve para assar em forno pré-aquecido (pré-aqueça a 180ºC e baixe para 160ºC quando colocar o bolo dentro do forno) por aproximadamente 40 minutos ou até que fique firme nas laterais e um pouco mole no centro.

Adicionar frutas e hortaliças em bolos é sempre uma boa estratégia para aumentar a quantidade de fibras e nutrientes das receitas. Fica a dica! Espero que gostem! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s