Uma Copa do Mundo mais Saudável

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A Copa do Mundo já começou e ainda tem muitos jogos do Brasil pela frente!

Mas para não sair da dieta (pelo menos, não muito), seguem algumas dicas para curtir os jogos de forma mais saudável e sem exageros:

  • Esqueça seus problemas, torça bastante e viva o momento. Comemore os gols, abrace seus amigos e sua família. Deixe o estresse de lado e curta esses momentos de alegria.
  • Evite os “exageros alcoólicos”. Se tomar sua cervejinha não esqueça de se hidratar com água e/ou sucos naturais.
  • Coma mais comida de verdade. Não precisa passar vontade nesses momentos. Coma sua “besterinha”, sempre com moderação, para satisfazer (e não empanturrar) a vontade. Mas não se esqueça de comer comida de verdade ao longo do dia, inclusive durante o jogo.

Alguns petisquinhos saudáveis

□ Pipoca de panela ou pipoca de microondas caseira

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Para fazer a pipoca de panela, uma alternativa interessante é substituir o óleo ou a manteiga por azeite ou óleo de coco. Além disso, adicione óleo apenas para o milho de pipoca ficar brilhante e não “nadando” em óleo.

Já para a pipoca de microondas, vale uma consideração sobre as  versões vendidas nos supermercados: elas são muito ricas em sódio e em gordura, principalmente a gordura trans, que faz bastante mal à saúde; além disso, são bem mais caras que um saquinho de milho para pipoca Mas para não perder essa praticidade do microondas, faça a pipoca de microondas caseira, com o próprio milho para pipoca. Você vai precisar de:

  • 5 colheres (sopa) de milho para pipoca
  • 5 colheres (sopa) de água
  • sal (uma pitadinha)

Em um recipiente alto de vidro, coloque os ingredientes e misture bem. Tampe o recipiente com papel filme e faça 4 furinhos para sair o vapor (use a pontinha de uma faca para isso). Leve ao microondas em potência máxima por 3 a 6 minutos (o tempo varia conforme o seu microondas, mas quando o intervalo entre os estouros ficar mais longo, desligue o micro). Aprendi essa receita aqui. Mas também tem como fazer sem nada! Só com o milho mesmo. Deem uma olhadinha nesse vídeo.

Se você é fã de pipoca com manteiga (aquelas de cinema, que deixam a mão toda melecada), uma opção para substituir é colocar um fio de azeite em cima da pipoca e ainda salpicar com um pouquinho de ervas secas, como orégano, chimichurry, açafrão… Fica delicioso! Mas cuidado para não colocar azeite demais, sem exageros, hein?!

□ Frutas picadas / espetinho de frutas

São boas opções para não esquecer de comer a fruta no lanche, que em geral, é a hora do jogo!

– Banana + morango + kiwi

– Uva + manga + mamão

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□ Castanhas

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As castanhas são ótimas opções para petisco, ricas em gorduras do bem e em vários nutrientes, como magnésio e selênio. Mas cuidado com o amendoim japonês! Alguns deles podem ter uma capinha de gordura hidrogenada (trans) e glutamato monossódico. Prefira as versões mais básicas. E se quiser, junte um pouquinho de frutas secas, como uva passa, damasco, ameixa. etc.

□ Bolos caseiros

– Bolo de cenoura,

Bolo de banana e aveia

– Bolo de chocolate com chuchu

– Bolo de agrião

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□ Vegetais crus e torradas com molhos e patês caseiros

– Pão sírio torrado com patê de ricota temperada: corte o pão sírio em tiras ou triângulos, distribua em uma assadeira, regue com um pouco de azeite e leve para assar. Amasse a ricota e tempere com ervas e azeite.

– Palitos de cenoura e pepino com patê de frango

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□ Espetinhos de vegetais (com ou sem carne)

Os vegetais podem ser cruas, cozidos e grelhados.

– Queijo + tomate cereja + manjericão

– Berinjela e abobrinha grelhadas

Vegetais e queijo

– Brócolis e cenoura cozidos

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Algumas receitinhas bem legais vocês podem conferir no link: “6 aperitivos para não sair da dieta durante a Copa do Mundo“.

Essas são apenas algumas sugestões. Inspire-se nas imagens e use a criatividade!

Boa torcida! Vai Brasil!

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