Bolo de banana com aveia (sem açúcar)

Pára tudo! Bolo sem açúcar?

Isso aí! O que adoça esse bolo são as bananas madurinhas e as uvas passas. Mas se você é daqueles que não curte uvas passas em bolo, nesse você nem vai perceber a presença delas – isso porque elas ficam bem trituradas e “escondidas” lá no meio da massa.

Além disso, é feito com aveia, um cereal super do bem.

O que é que a aveia tem?  ♪ ♫

aveia_flocosA aveia é rica em beta-glucanas, fibras solúveis, que atuam na redução do colesterol. Além disso, é rica em proteínas e tem baixo índice glicêmico, o que melhora a resposta glicêmica após o seu consumo – ou seja, o aumento do açúcar no sangue, o que é ótimo para os diabéticos e para a saúde de uma forma geral [*]!

Além dos efeitos sobre o colesterol, o consumo de aveia pode diminuir a absorção de glicose e pode estimular funções imunológicas [**]. Dentre os tipos de aveia, a que contém maior quantidade de beta-glucanas é o farelo de aveia, seguido dos flocos e da farinha. Os estudos demonstram que o consumo diário de 40g de farelo ou 60g de farinha de aveia pode estimular a saciedade por mais tempo, controlar a glicemia (açúcar do sangue), reduzir os níveis de colesterol e regular o transito intestinal promovendo o crescimento de bactérias benéficas no intestino, melhorando a obstipação (intestino preso). [***]

A aveia contém glúten. Então se você é celíaco, acredito que pode substituir a aveia da receita por quinoa ou amaranto, tranquilamente.

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Textura fofinha! E tá vendo como a uva passa some?

Ingredientes:

  • 2 bananas nanicas  beeem maduras (costumo usar também 2 1/2 bananas pratas maduras)
  • 1/2 xícara de uvas passas (ou um pouquinho mais que isso, se a banana não estiver tão madura)
  • 2 ovos pequenos
  • 1/4 xícara de óleo
  • 1 xícara de aveia
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

  1. Bater as uvas passas no liquidificador. Em seguida, adicionar as bananas, os ovos e o óleo e bater novamente.
  2. Transferir o conteúdo do liquidificador para uma vasilha e adicionar a aveia e mexer. Por último, adicionar o fermento e misturar.
  3. Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada (unto com óleo ou manteiga e uso farinha de arroz ou a aveia mesmo) e leve para assar em forno preaquecido (200ºC) por cerca de 35 minutos. 

O tempo pode variar de acordo com o seu forno. Faça o teste enfiando um palitinho no centro do bolo. Se sair limpo, o bolo está assado. Mas atenção: só abra o forno para o teste depois de 30 minutos para o bolo não murchar.

Fonte da receita: Panelaterapia.

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3 pensamentos sobre “Bolo de banana com aveia (sem açúcar)

  1. Pingback: Uma Copa do Mundo mais Saudável | Descomplica Nutricionista

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